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Arthur Gomes Hugill

Arthur Gomes Hugill

28 de julho de 2022

 

Normalmente falamos bastante sobre a importância da captação passiva e como esta, através da calculadora UDATA White Label, pode gerar recorrência na rotina de agenciamento do corretor/captador de imóveis. Hoje, contudo, vamos falar um pouco mais sobre como o UDATA pode ajudar sua rotina de captação ativa, proporcionando dados relevantes na jornada de angariação de imóveis e possibilitando uma busca mais assertiva e alinhada com os interesses do seu cliente locatário/comprador potencial.

Antes de tudo, é necessário entender o que é a calculadora de preços para aluguel e venda UDATA.

Ela é uma ferramenta que permite a precificação de imóveis tendo acesso a um dos maiores Big Data de imóveis ativos e inativos do mercado imobiliário brasileiro.

No recurso Calculadora da ferramenta UDATA, é possível precificar imóveis utilizando variáveis como endereço, número de dormitórios, banheiros, vagas de garagem, área e ainda utilizar um range de preços para buscas mais específicas. 

Além de ter acesso a inferência de preço e valor médio do metro quadrado para imóveis semelhantes ativos e inativos em portais nos três meses anteriores, o usuário ainda tem acesso tanto a média de semanas que um imóvel com aquelas características leva para ser inativado, como também as informações disponíveis dos imóveis utilizados na amostragem.

Nesse sentido, a calculadora de preços é uma excelente maneira do corretor conscientizar o proprietário sobre a avaliação do seu imóvel, visto que se utiliza de dados para tomada de decisão e não suposições.

Quando iniciar uma pesquisa de preços, é recomendável fazer em um primeiro momento uma busca aberta, utilizando a área (se puder utilize o range padrão de 20%, pois permite um campo amostral mais significativo), número de dormitórios, banheiros e vagas, mas sem utilizar o range de preços, para se ter acesso a todos os imóveis da amostragem com aquelas características. 

Faça uma análise detalhada das amostras “ativas”

Após gerar uma primeira inferência de preços, deve ser feita então uma análise detalhada das amostras ativas e inativas para verificar em qual faixa de preços o imóvel em questão se enquadra, levando sempre em consideração as semelhanças, como idade do imóvel e mobílias (é possível verificar tais características ao acessar o link do portal presente nas amostras ativas), e o grau de sofisticação do imóvel.

Utilizando o range de preços para uma maior precisão

Por fim, recomenda-se realizar uma nova inferência, dessa vez fazendo uso do filtro de preço (aqui deve-se utilizar o preço de alguma amostra similar encontrada na busca anterior) e o range de preços, determinando o último conforme o grau de precisão almejado. 

O corretor poderá se utilizar dos imóveis da amostragem para reforçar sua argumentação frente ao proprietário, mostrando que imóveis com as mesmas características e mesmo grau de sofisticação estão sendo precificados nessa mesma faixa de preços.

Por último, destaca-se novamente o fato de que na amostragem disponibilizada após realizar a inferência é possível verificar se aquele imóvel está ativo ou já foi inativado. Nas amostras que já foram inativadas será identificado a data de ativação e a data de inativação do anúncio do portal de origem, enquanto nas amostras que ainda estão ativas será possível identificar a data de ativação do anúncio e o link de acesso deste para visualização no portal de origem.

 

Mas como a imobiliária poderá utilizar a calculadora UDATA para realizar a Captação Ativa?

Como o UDATA permite acesso ao anúncio ativo no portal de origem, caso o anúncio esteja ativo, se o corretor tiver por objetivo captar imóveis com aquelas mesmas características poderá assim acessá-las no portal e tentar através destas informações iniciar um trabalho de agenciamento ativo.

Seja para uma busca específica de imóvel, onde o corretor prospecta um determinado produto que não possui na sua carteira para atender aos anseios do cliente comprador ou locatário, seja para uma estratégia de crescimento de carteira da imobiliária na sua região de atuação, essa ferramenta será uma poderosa aliada.

 

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