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Arthur Gomes Hugill

Arthur Gomes Hugill

5 de outubro de 2022

 

Para que as imobiliárias se mantenham fortes em um mercado cada vez mais competitivo, algumas estratégias são essenciais. O benchmarking é uma delas e, caso você já aplique esse recurso na sua imobiliária, ótimo! Mas caso contrário, chegou o momento de colocar essa ação como prioridade para garantir mais espaço nesse setor.

 

Bom, mas o que é Benchmarking?

Benchmarking consiste basicamente no estudo de seus concorrentes – mas vale ressaltar que esse recurso não quer dizer copiar, pois ele preza pela ética e pelo profissionalismo entre as organizações envolvidas.

O principal objetivo é justamente o compartilhamento de experiências, conhecendo a realidade de outros negócios e adaptando as ferramentas encontradas à realidade do seu. Na prática, essa é uma técnica de investigação de mercado onde você pesquisa o que as demais empresas estão fazendo para conquistar seus resultados.

 

A importância do Benchmarking Imobiliário

A principal importância do benchmarking está na busca pelo aprimoramento contínuo em seus processos. Ao estudar a sua concorrência, você irá conhecer as melhores práticas que estão sendo aplicadas no setor, promovendo o crescimento e a expansão do seu negócio.

Além disso, esse recurso fortalece uma cultura de aperfeiçoamento e profissionalização dos setores, fortalece o posicionamento da marca e ainda auxilia na economia de gastos, o que reflete tanto no nível de serviço oferecido quanto na lucratividade.

Essa estratégia é tão interessante que a própria Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) incentiva e aplica essa prática: algumas vezes por ano, a entidade reúne seus sócios para promover uma troca de conhecimento entre eles.

A ideia é que esse recurso ajude o setor a crescer como um todo, beneficiando todo o mercado.

 

Ok, mas então quais os passos para realizar o Benchmarking Imobiliário?

Passo 1 – Análise interna

A análise interna busca entender o que precisa ser melhorado dentro da própria organização. A imobiliária deve avaliar o que pode ser aperfeiçoado em cada setor e quais obstáculos estão impedindo um melhor desempenho nessa área. Além disso, vale pontuar também o que está funcionando, mas ainda tem espaço para melhorias.

Passo 2 – Estudo da concorrência

Nessa etapa a organização deve selecionar as imobiliárias que mais se destacam na região e começar a pesquisar as suas boas práticas. É claro que cada uma possui uma realidade diferente e nem todas serão compatíveis com a realidade do seu negócio, mas o intuito é justamente coletar referências.

É aí que o UDATA entra! Entre as diversas funcionalidades oferecidas, a Dash de mercado UDATA permite que a imobiliária busque os 20 principais anunciantes da sua região, seja para venda ou para locação, podendo monitorar o número de anúncios ativos e inativações nos últimos 30 dias de cada uma delas. Além disso, a dash de mercado ainda informa o valor geral de vendas e aluguéis total da carteira ativa das três principais imobiliárias e o percentual que esse VGV/VGA representa no total do mercado.

Além da busca pela cidade, a Dash de mercado também permite a realização de uma busca mais específica. Desse modo, a imobiliária também pode realizar uma busca por bairros, identificando assim quais imobiliárias têm maior representatividade em um bairro específico.

Passo 3 – Fortaleça seu networking

Esse recurso também pode ser um aliado para se manter um bom relacionamento com os concorrentes e, por isso, profissionalismo e ética são essenciais. Nesse sentido, vale investir na sua relação com outros profissionais do meio, conversando periodicamente sobre essa prática e formas de se ajudar mutuamente.

 

Por fim, aqui vão mais 5 razões para utilizar o benchmarking imobiliário:

  1. Transmite uma cultura de aprimoramento contínuo na imobiliária, auxiliando no processo de crescimento do negócio;

Por estar sempre buscando entender as mudanças e evoluções do mercado, o benchmarking propaga uma cultura de aprimoramento contínuo na imobiliária, o que reflete no crescimento do negócio.

  1. Faz com que as ações da sua imobiliária sejam cada vez mais profissionais e alinhadas com o mercado;

O benchmarking imobiliário é uma das melhores práticas de mercado para aprender com os concorrentes. Nesse sentido, ao se fazer um benchmarking com imobiliárias referência no setor, suas ações estarão cada vez mais profissionais e alinhadas com o que o restante do mercado está entregando.

  1. Reduz custos e tempo, visto que as ações passam a ter mais assertividade;

Assim como já exposto anteriormente,  esse tipo de recurso auxilia na economia de gastos e também de tempo, pois suas ações começam a ser mais assertivas. Isso acontece pois, ao estudar seus concorrentes, é possível observar as boas práticas do mercado e, assim, aperfeiçoar o que está dando certo e corrigir os erros observados.

  1. Traz mais credibilidade e segurança ao cliente visto que a sua imobiliária aplica as melhores práticas do mercado;

No benchmarking imobiliário você vai avaliar a sua imobiliária em relação à concorrência e ao mercado. Dessa forma, será possível implementar ao seu negócio melhores práticas e processos, além de novas metodologias.

  1. Melhora o posicionamento da marca no mercado imobiliário.

Como já sabemos, o objetivo principal dessa análise é aumentar seus resultados. Nesse sentido, caso o benchmarking seja realizado da forma correta, suas ações se tornarão cada vez mais assertivas, seus processos ficarão cada vez melhores e, com a criação de uma cultura de aprimoramento contínuo, sua marca ganhará cada vez mais espaço no mercado imobiliário.

 

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