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Marketplace: aqui está o que você precisa saber a respeito.

Você sabe o que é um Marketplace? Talvez você não conheça por esse nome, mas com certeza já esteve em algum deles. Marketplace é uma plataforma online que reúne diversas lojas e marcas, funcionando como um feirão virtual ou e-shopping. Esse modelo de negócio começou no Brasil em 2012 por meio de grandes nomes do e-commerce e ganhou força expressiva no mercado nos últimos anos. Você com certeza já ouviu falar em Mercado Livre, OLX, Bom Negócio, Submarino, Wish, Americanas, Shoptime, etc.

O sucesso do negócio se dá trazendo vantagens não só para a plataforma como também para os vendedores e consumidores. Para o consumidor é um cenário perfeito: como o Marketplace reúne diversas lojas e marcas, o usuário consegue com facilidade encontrar o melhor produto pelo melhor preço. Consequentemente, esse modelo também torna os preços mais competitivos e ainda possibilita que o pagamento de compras de diferentes lojistas possa ser feito em uma única transação.

Para os vendedores também pode ser ótimo em vários aspectos. É uma boa oportunidade, por exemplo, para pequenos lojistas que ainda não têm sua estrutura própria ou nome no mercado, para que possam expor seus produtos a uma audiência que demandaria muito tempo e habilidade para conquistarem sozinhos. As chances de venda consequentemente aumentam, visto que um grande fluxo de usuários terá acesso ao produto.

É preciso portanto ter claro que o papel do Marketplace é basicamente fazer a intermediação entre vendedor e comprador, mas que a engrenagem só funciona pois existem vários lojistas trabalhando dentro. Visto isso, lembramos que há um custo para o vendedor expor seus produtos, pois a receita dos Marketplace provém, na maioria dos casos, de uma comissão sobre as vendas da loja, podendo variar de 9,5% até 30%.

Essa porcentagem vai variar dependendo das características do vendedor, ou seja, quanto mais visibilidade e destaque ele quiser para seus produtos, maior será o valor que ele terá que pagar em comissão. Exemplos que determinam a comissão seriam tipos de anúncios diferentes, posições na busca, etc.

Agora você pode então estar se perguntando: será que então não vale mais a pena criar um e-commerce e fugir dessas comissões? Felizmente você não precisa escolher exclusivamente entre um ou outro, é possível ter um e-commerce e integrá-lo ao marketplace, possibilitando que suas vendas saiam do mesmo lugar evitando vendas duplicadas.

Entendendo bem a função da plataforma, cabe ao lojista então todo o restante da operação: definir o preço do produto, colocar fotos, fazer a descrição, realizar a entrega, resolver problemas, etc. O que demonstra que o sucesso do vendedor vai bem além da plataforma e depende muito de como é feito o seu trabalho nela. E para isso existem algumas dicas a serem seguidas e que fazem toda diferença no final.

O primeiro passo é a escolha da plataforma ou das plataformas. É aconselhável estar em mais de uma caso você se sinta apto a administrá-las. No momento da escolha, fique atento às políticas de ferramenta e aos aspectos jurídicos. Essas políticas dizem respeito às regras a serem seguidas para que haja uma homogenia na plataforma e é essencial que você esteja a par delas.

Uma vez que o seu negócio estiver no ar, capriche nos elementos e detalhes que poderão diferenciar seus produtos de outros lojistas. Garanta, por exemplo, um bom atendimento, uma boa entrega dos produtos, além da capacidade de resolução de problemas e lembre-se de documentar tudo para conseguir ter o controle do negócio e estar pronto para resolver qualquer problema.

O anúncio em si do produto é a sua vitrine, então, você precisa caprichar. Escolha uma ou mais imagens em boa qualidade, realistas, bem iluminadas, que mostrem o produto em mais de um ângulo e que chamem atenção para os detalhes mais importantes. Tão importante quanto a foto é a descrição, que além de ser explicativa deve criar desejo nos usuários.

O último ponto que precisa ser destacado é o preço. A escolha do preço é algo que, nesse sistema, faz bastante diferença e precisa estar sempre atualizado levando em conta que o Marketplace também aproxima a concorrência, facilitando a comparação. Fique atento ao mercado para uma boa estratégia de precificação.

Nessa forma de negócio, não existe uma fórmula perfeita, mas, com certeza seguir essas dicas e ir testando o que mais funciona para o seu caso é um bom caminho a ser seguido. Afinal, não restam dúvidas de que o Marketplace conquistou um espaço expressivo na internet. As compras online têm aumentado cada vez mais. É um mercado que movimenta bilhões de reais todos os anos, no qual você pode entrar sem grandes complicações.

O Marketplace, assim como todos os negócios, pode apresentar riscos. Como exemplo disso podemos citar a associação de marcas, em que a plataforma pode ser prejudicada por lojistas ruins e vice-versa. Porém, se você chegou até aqui, deve ter visto que as vantagens se sobressaem e que esse modelo é, sem dúvida, uma ótima possibilidade para quem quer começar a vender pela internet ou para quem quer expandir suas vendas na web.

 

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